Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil

Tuesday, December 6, 2011

Cavalhadas de Pirenópolis / Goiás


A Cavalhada foi trazida para Pirenópolis (GO), no século XVIII, pelo padre Manuel Amâncio da Luz – época em que os escravos construíram a Igreja Matriz, localizada no centro da cidade.
 
A história diz que durante a dinastia carolíngia no século VI d.C, Carlos Magno, de religião cristã, lutou contra os sarracenos de religião islâmica e os impediu de conquistar o centro norte da Europa. Assim, seu feito ficou conhecido como "A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França" e foi divulgada pelos trovadores que viajavam por toda Europa como demonstração de bravura e lealdade cristã.
Por ter sido colonizada pelos portugueses – oriundos do norte de Portugal, onde se resistiu à invasão moura – e por tratar-se de um significativo espetáculo religioso e de beleza incontestável, Pirenópolis manteve as tradições e tem atraido pessoas de todas as classes e idade ao longo dos anos.
Sua realização está ligada à Festa do Divino Espírito Santo, que tem origem na tradição portuguesa e leva em conta o calendário da Igreja Católica. É um ritual de três dias seguidos, cujos preparativos começam uma semana antes, justamente no início da Festa do Divino. Segundo a liturgia religiosa, é o dia de Pentecostes, exatamente 50 dias após a Páscoa.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...